1. ANTES DE ACESSAR O SISTEMA E EFETUAR A SUA COMPRA
Verifique se o seu navegador de Internet é adequado para o sistema Graciosa Net. O website está habilitado somente para os navegadores Internet Explorer, Firefox Mozilla e Google Chrome (outros navegadores não são suportados até o momento). Desative o bloqueador de pop-ups do seu navegador. Caso este se encontrar ativado, podem haver problemas durante a transação. Para desativar o bloqueador de pop-ups, siga as instruções abaixo conforme cada navegador de Internet.

INTERNET EXPLORER 6.0: No menu "Ferramentas" do seu navegador, selecione o item "Bloqueador de Pop-Ups" e clique em "Desativar Bloqueador de Pop-Ups";
INTERNET EXPLORER 7.0 E 8.0: No menu "Ferramentas" do seu navegador, selecione a opção "Opções de Internet". Abrindo a caixa de opções, selecione a aba "Privacidade" e, em seguida, desmarque a opção "Ativar Bloqueador de Pop-Ups".
GOOGLE CHROME: No canto superior direito do navegador, clique no botão de Ferramentas (icone semelhante a uma chave-de-boca) e selecione "Opções". Abrindo o menu de opções, selecione na coluna lateral esquerda a opção "Configurações avançadas" e, abrindo a janela de configurações avançadas, clique no botão "Configurações de Conteúdo". Abrindo a janela de configurações de conteúdo, selecione a opção "Permitir que todos os sites mostrem pop-ups".
MOZILLA FIREFOX: No menu "Ferramentas" do seu navegador, selecione a opção "Opções". Abrindo a janela de opções, selecione a aba "Conteúdo", e no item "Bloquear janelas popup" deixe esta opção em branco.

Tenha em mente que, após a seleção das poltronas e aceitação do termo de aceite, o tempo para a digitação do cartão é de 10 (dez) minutos. Após esse tempo, a transação é cancelada.

2. CONSULTA DE HORÁRIOS
O sistema apenas disponibiliza a venda de passagens com até 30 (trinta) dias de antecedência. Assim, recomendamos que consulte os horários para a data desejada com tal antecedência quando o sistema já possibilitará a realização da compra. Horários extras, quando existem, são abertos conforme a demanda e disponíveis para consulta e compra de passagens pelo Graciosa Net.
O Graciosa Net somente permite a compra de passagens entre terminais rodoviários, com embarque nos mesmos. Para informações a respeito de destinos (horários, tarifas, etc.) que não se encontram dispostos no portal, ou para embarques fora de terminais rodoviáris (ex.: em pontos localizados na rodovia) por favor entre em contato com uma de nossas agências. A relação completa dos pontos de venda próprios e terceirizados da Viação Graciosa você encontra na seção de Agências deste portal (clique aqui para acessar).

3. EFETUANDO A SUA COMPRA PASSO A PASSO
Clique em "Cadastro", preencha as informações solicitadas e selecione a opção "Gravar". Concluído o cadastro, você receberá um e-mail contendo o login e senha para poder efetuar compras no Graciosa Net. No painel do lado esquerdo, você encontrará botões que lhe permitirão interação com o Graciosa Net, bem como campos para realização do login. Para iniciar sua compra, selecione no painel superior, a data, cidade de origem e cidade de destino de sua preferência, posteriormente clique em carregar. Será apresentada uma lista com os horários disponíveis. Selecione o horário na lista e na figura do ônibus os assentos livres de sua preferência. Clique no botão "Finalizar compra", confira os dados de sua passagem e clique em "Continuar". Leia e concorde com o termo de aceite. Selecione a bandeira do cartão de crédito que será usado para pagamento da compra e clique em "Concluir Pagamento", após esse ponto você será direcionado para o ambiente seguro da operadora do cartão de crédito selecionado. Ao final do pagamento no ambiente seguro da operadora do cartão de crédito, você será direcionado novamente ao Graciosa Net para confirmar a operação.

4. PAGAMENTO DAS PASSAGENS
O pagamento das passagens compradas pelo Graciosa Net pode ser feito apenas com os cartões de crédito VISA ou MASTERCARD. Informe corretamente os dados do seu cartão de crédito, inclusive o nome, que deverá ser digitado como está escrito no Cartão de Crédito, com abreviações (de houverem). Após a seleção das poltronas e aceitação do termo de aceite, o tempo para a digitação do cartão é de 10 (dez) minutos. Após esse tempo, a transação é cancelada. O sistema Graciosa Net não aceita pagamentos com cartões de débito ou boletos bancários. Para pagamentos com dinheiro ou cartões de débito, procure um dos pontos de venda de passagens da Viação Graciosa. A relação completa dos pontos de venda próprios e terceirizados da Viação Graciosa você encontra na seção de Agências deste portal (clique aqui para acessar).

5. IMPRESSÃO E TROCA DO VOUCHER
Após efetuar o pagamento das suas passagens, você receberá o comprovante de sua compra (voucher) por e-mail. Para efetuar a troca do comprovante de compra (voucher) pela sua passagem, basta comparecer a um dos locais descritos no item 6, a seguir. Se você não receber a confirmação da sua compra por e-mail, você pode acessar o menu "minhas compras", após digitar o login e senha e imprimir o voucher a partir de lá. Para retirar a(s) passagem(ns), basta que a pessoa autorizada a fazê-lo apresente um documento com foto que contenha o RG da mesma, e o voucher. Na ausência do voucher, apenas o documento com foto anteriormente mencionado, porém você deverá preencher no ato da retirada uma declaração de extravio do seu voucher. Informamos que tanto o titular da compra como a pessoa autorizada a retirar a passagem podem fazê-lo por meio da apresentação de suas respectivas documentações. IMPORTANTE! A retirada das passagens por meio da apresentação do voucher deverá ser feita com, no mínimo, 40 minutos de antecedência do horário de partida do ônibus.

6. LOCAIS PARA A RETIRADA DAS PASSAGENS
CURITIBA (RODOFERROVIÁRIA): Retire a sua passagem na porta de trás da nossa agência, localizada no corredor de embarque do Bloco Estadual da Rodoferroviária de Curitiba;
OUTRAS LOCALIDADES: Compareça a um dos nossos pontos de venda próprios (agências) nas cidades do litoral, em Ponta Grossa (Rodoviária) ou Joinville.

7. CANCELAMENTO DE VOUCHER
Para as hipóteses de desistência da viagem - cancelamento de passagem - remarcação de data e horário, valem as disposições do Art. 740 do Código Civil Brasileiro: "O passageiro tem direito a rescindir o contrato de transporte antes de iniciada a viagem, sendo-lhe devida a restituição do valor da passagem, desde que feita a comunicação ao transportador em tempo de ser renegociada.
§ 1º Ao passageiro é facultado desistir do transporte, mesmo depois de iniciada a viagem, sendo-lhe devida a restituição do valor correspondente ao trecho não utilizado, desde que provado que outra pessoa haja sido transportada em seu lugar. "