A Viação Graciosa é empresa certificada ISO 9001/2008.
Todos os motoristas recebem treinamentos especializados em Direção Defensiva e Primeiros Socorros, e uma meta mínima mensal de 400 horas é destinada ao treinamento de seus colaboradores.
Além de oferecer serviços com os mais rígidos padrões de qualidade, a Viação Graciosa também se preocupa com o bem-estar das comunidades em que se encontra presente. Todos os resíduos provenientes da limpeza externa dos veículos (poeira, óleos, detergentes, dentre outros) são coletados por tanques de contenção e destinados a aterros sanitários especializados em produtos químicos.
A Viação Graciosa atua nos segmentos de Transporte Metropolitano, Intermunicipal e Interestadual de Passageiros, além de atuar nos setores de Cargas, Encomendas e Fretamentos. Atualmente, conta com mais de 500 colaboradores e uma frota de mais de 150 veículos, a maior parte dotada de itens de conforto como ar condicionado e sanitários. A empresa atua em todo o litoral paranaense, marcando sua presença nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Paranaguá, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, além das cidades de Garuva, Itapoá e Joinville, em Santa Catarina.
Fundado em 12 de Junho de 1979, o Grupo Graciosa possui este nome devido à Estrada da Graciosa, estrada centenária aberta pelos Jesuitas que nos séculos anteriores era a única ligação rodoviária entre a capital e o Litoral do Paraná.
Inicialmente voltada para a operação das linhas intermunicipais entre essas localidades, a Viação Graciosa, pouco depois do início das suas atividades já adquiria os direitos de operação da linha interestadual Guaratuba (PR) - Joinville (SC). Contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento do litoral, extendeu a ligação a ponto de originar a linha Paranaguá (PR) - Joinville (SC), unindo assim dois polos de grande expressividade comercial e industrial.
A empresa voltou-se também para o transporte coletivo na Região Metropolitana de Curitiba, onde também colaborou com o desenvolvimento da região, estabelecendo ligações regulares entre a capital e o vizinho município de São José dos Pinhais, com viagens diárias.